Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O MATRIMÔNIO COMO EXEMPLO DE RELACIONAMENTO COM DEUS


Deus tem formas muito didáticas para lidar com seu próprio povo, e Oseias, o primeiro dos chamados profetas menores, é um exemplo disso. Nele vemos a forma com que Deus chama a atenção de Israel e de sua infidelidade, e de que forma agiria para que o seu povo se tornasse para Ele. É uma prova do quanto Deus ama seu povo insistentemente, ainda que esse mesmo povo não mereça.

QUEM FOI OSEIAS
Oseias, o primeira dos chamados profetas menores, foi filho de um homem chamado Beeri. A Bíblia registra que ele se casou e que teve três filhos. Pelo que apresenta a Bíblia, sua mulher, Gomer, foi uma prostituta. Ela deu a Oseias três filhos: Jezreel (Deus espalhou), Lo-Ruama, uma menina(desprezada) e Lo-ami, outro filho (Não é meu povo). Há quem creia que desses três filhos  apenas o mais velho era de Oseias, e  os dois outros seriam fruto das traições de Gomer. A família de Oseias, como se percebe, não era das mais dignas de serem seguidas.
A literalidade do casamento de Oseias tem sido muito discutida. Muitos especialistas no Antigo Testamento pensam que Deus não ordenaria a um de seus profetas que se casasse com uma prostituta. Entende-se que Oseias, por ser profeta, era um homem consagrado. Como Deus iria ordenar a um homem temente a casar-se com uma mulher cuja reputação era questionável, por força de seus hábitos totalmente reprováveis? Se essa perspectiva puder ser aceita, teremos então que tal união jamais aconteceu. Ocorre que Osias descreve os acontecimentos como literais, a ponto de dizer que Gomer tem três filhos depois de se casar com ele. Além disso, nenhum referência existe na profecia de que o casamento de Oseias com Gomer deve ser entendido como uma figura parabólica.
Nesse aspecto, para que haja um equilíbrio dentro das diversas opiniões, Gleason L. Archer Jr sugere que a melhor solução ao problema acha-se na suposição que quando Oseias se casou com Gomer, esta não seria uma mulher de moral abertamente baixa. 

(Fonte: Os doze Profetas Menores)

Nenhum comentário:

Postar um comentário