Total de visualizações de página

domingo, 25 de dezembro de 2011

Martinho Lutero (1483-1546)

       No cárcere, sentenciado pelo papa a ser queimado vivo, João Huss disse: "Podem matar o ganso (em alemão, sua língua natal, huss é ganso), mas daqui a cem anos, Deus suscitará um cisne que não poderão queimar".
Enquanto caía a neve e o vento frio uivava como fera em redor da casa, nascia esse "cisne" em Eisleben, Alemanha. No dia seguinte, o recém-nascido era batizado na igreja de São Pedro e São Paulo. Como era dia de São Martinho, recebeu o nome de Martinho Lutero.
Cento e dois anos depois de João Huss expirar na fogueira , o "cisne" afixou, na porta da igreja em Wittenberg, as suas noventa e cinco teses contra as indulgências, ato que gerou a Grande Reforma. João Huss enganara-se em apenas dois anos, na sua predição.
  

domingo, 7 de agosto de 2011

Voltaire, o panfletário (1694-1778)



"Esmaguemos os fanáticos e patifes, sua hipócritas declamações, seus miseráveis sofismas, a história mentirosa, o amontoado de absurdos . Não permitamos que os possuidores de inteligência sejam dominados pelos que não têm - e a geração futura nos deverá a razão e a liberdade."
A conclamação é de Voltaire. Sua palavra de ordem é Écrasez I'infâme!, esmagar o infame( ou a infame, isto é a igreja). A agitador e panfletário, ele é o principal propagandista das Luzes.


Sabemos que não foi apenas Voltaire que quis acabar com a igreja, mas em vão o homem tenta pois o Senhor Jesus disse:
 que as portas do inferno não prevalecerão contra à igreja.



A confissão de Pedro (MT 16. 13-18)

13  E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?
14  E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.
15  Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?
16  E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
17  E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.
18
  Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

Um mártir a cada 5 minutos

Segundo o sociólogo Massimo Introvigne, da Hungria. A cada 5 minutos, um cristão é assassinado no mundo por causa do sua fé. A notícia foi anunciada durante a conferência internacional sobre diálogo inter-religioso entre cristão.

sábado, 6 de agosto de 2011

Militantes muçulmanos sequestram pastor no Iraque

Um líder da igreja doméstica foi raptado por muçulmanos em Duhok, no Iraque, de acordo com um relatório da Voz dos Mártires, no Canadá. Uma jovem iraquiana disse recentemente que muçulmanos invadiram sua casa e levaram seu pai, Jamal. 

Pastor Jamal têm raízes judaicas e falar o árabe e o curdo. Fontes do Ministério suspeitam que Jamal foi alvo de militantes por trabalhar com evangelismo de muçulmanos. Várias semanas atrás, a casa de um dos recém-convertidos, evangelizado por Jamal, foi pulverizada com fogo de metralhadora, e muitos temem que os militantes, possivelmente membros da Al-Qaeda, tenham o matado imediatamente. 

"Em todo o Iraque, cristãos em ambientes de violência continuam a enfrentar a agonizante escolha de fugir de suas casas ou permanecer em um clima de medo e pressão. A maioria dos cristãos deixa o país ou tem sido forçada a sair de suas cidades de origem devido a contínuos ataques, e estima-se que menos da metade de um milhão de cristãos permanecem", diz um membro da Voz dos Mártires. Apesar das ameaças contra eles, centenas de cristãos iraquianos em Kirkuk comemoraram recentemente a abertura de uma nova igreja, a primeiro a ser construído em oito anos.

O Ministério está pedindo oração pela liberação de Jamal e o seu regresso a sua casa de forma segura, e que ele descanse no conhecimento de que o bom pastor está com ele através de seus sofrimentos, de acordo com o Salmo 23. Voz dos Mártires também pede oração para que Jamal e sua família permaneçam fiéis ao Senhor neste tempo de julgamento e que sua igreja doméstica continue a reforçar e a crescer, apesar da perseguição em curso.

domingo, 31 de julho de 2011

HERMENÊUTICA BÍBLICA

 CAPÍTULO 19
Acerca do divórcio
(  Mc 10:1-12 ), (  Mc 10:1  )
1  E ACONTECEU que, concluindo Jesus estes discursos, saiu da Galiléia, e dirigiu-se aos confins da Judéia, além do Jordão;
2  E seguiram-no grandes multidões, e curou-as ali.
(  Mc 10:2-12    Lc 16:18  )
3  Então chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o, e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?
4  Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez,
5  E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?
6  Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.
7  Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la?
8  Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim.
9  Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.
10  Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar.
11  Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido.
12  Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o.





CONTEXTO: Esta passagem tem sido objeto de muito estudo, por dois motivos. Em primeiro lugar, ela toca em um assunto de grande importância para os indivíduos e aqueles que têm responsabilidades individuais. Em segundo lugar, a passagem contém termos cujo significado é debatido não somente em nossa época, mas também o foi na época de Jesus.
O debate na época de Jesus dependia do significado de duas palavras hebraicas que aparecem em Deuteronômio 24.1, o único versículo do Antigo Testamento que trata diretamente do divórcio: ”Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então, será que, se não achar graça em seus olhos, por nela achar coisa feia, ele lhe fará escrito de repúdio, e lho dará na sua mão, e a despedirá da sua casa’”.
Separadamente, as duas palavras hebraicas são relativamente fáceis de entender. A primeira, ‘erwat, indica alguma falta de castidade, ao passo que a segunda, dabar, significa simplesmente “modo” ou “coisa”. Um grande grupo de intérpretes, os Shamaítas, entendia que as duas palavras devem formar uma expressão inseparável e assim assumiam Deuteronômio 24.1 como indicando que o divórcio era apropriado somente devido a “alguma coisa (moralmente inconveniente “
O outro grupo principal de intérpretes, os Hilelitas, argumentou que as palavras devem ser consideradas separadamente. Assim, o divórcio seria apropriado no caso de falta de castidade ou se algum dos “modos” (dabar) da esposa fosse desagradável ao seu esposo.
Os sábios estavam profundamente interessados em entender exatamente o que o livro de Deuteronômio implicava, e em desenvolver HALAKAH, “regras de comportamento”.

O Precursor da Grande Reforma

Jerônimo Savonarola era o terceiro dos sete filhos da família. Nasceu de pais cultos e mundanos, mas de grande influência. Seu avô paterno era um famoso médico na corte do duque de Ferrara e os pais de Jerônimo planejavam que o filho ocupasse o lugar do avô. No colégio, era aluno esmerado. Mas os estudos da filosofia de Platão e de Aristóteles deixaram-lhe a alma sequiosa. Foram, sem dúvida, os escritos de Tomás de Aquino que mais o influenciaram(a não ser as próprias escrituras) a entregar inteiramente o coração e a vida a Deus.





Dc. Adson Dantas